sábado, 7 de setembro de 2013

Cabelos

Cuidados básicos com o cabelo:

-
Para deixá-los menos quebradiços, certifique-se de que o seu cabelo está totalmente molhado antes de aplicar o xampu. Despeje um pouco e esfregue-o antes entre as palmas das mãos. Não ensaboe a cabeça por mais do que 30 segundos.

Após aplicar o xampu, enxágüe os cabelos com água fria para fazer a umidade aderir aos fios de cabelo.

Para distribuir os óleos naturais do seu cabelo, incline-se e escove o couro cabeludo e os cabelos da nuca para a testa até o couro começar a formigar. Então, massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos.

Seque o cabelo todo com uma toalha antes de usar o secador. Você vai economizar tempo e ainda evitar que os cabelos se danifiquem com o excesso de calor.

Para diminuir a eletricidade estática, umedeça sua escova antes de escovar.

Evite usar escovas no cabelo molhado, pois elas o tornam quebradiço. Desembarace onde for necessário.
Escovar o cabelo de trás para frente ajuda a distribuir os óleos naturais, deixando-o brilhante.

Para dar volume a cabelos com permanente entre as lavagens, umedeça um pouco seu cabelo com água fresca e ajeite os cachos com os dedos.

Queda de cabelo e cabelos sem vida
 podem ser sinal de má alimentação. Tente diminuir o colesterol e as gorduras.

Aguarde ao menos 48 horas depois de tingir os cabelos para usar xampu. Dê um tempo para ele absorver a cor.

A cerveja pode remover resíduos do seu cabelo. Adicione 6 colheres de sopa de cerveja em 1 copo de água quente e jogue sobre o cabelo como um enxágüe final.

Se os seus cabelos têm tendência a armar com o uso de condicionadores, gel para pentear ou spray, misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com o seu xampu comum uma vez por semana. Enxágüe e seque normalmente. Use um pouco de creme para remover a estática, controlar pontas rebeldes e dar uma aparência brilhante tanto aos cabelos lisos como cacheados. Aplique uma quantidade bem pequena em uma mão e esfregue entre as palmas das mãos. Então, passe as mãos entre os cabelos. Se for fazer tranças, aplique antes e depois de fazê-las, para dar os retoques finais.

Se o seu couro cabeludo sofre de descamação, tente fazer o seguinte a cada duas semanas: divida o cabelo e passe um chumaço de algodão com álcool tópico sobre o couro cabeludo. Deixe o álcool secar, então escove o cabelo e enxágüe por completo com água quente e sem xampu.

Use gel depois de terminar as tranças para baixar os fios soltos e rebeldes. Aplique na ponta dos dedos ou na ponta de um grampo e passe na parte superior dos fios soltos para fazê-los voltar ao lugar.
 Use uma faixa de borracha encapada ou um prendedor macio para segurar os rabos de cavalo e pontas de tranças, assim você diminui a tensão sobre o seu cabelo.

Use gel para controlar o cabelo quando quiser um efeito "molhado". Passe o gel em pouca quantidade no cabelo arrumado. Para as tranças, aplique o gel em todo o cabelo antes de fazê-las, ou, se quiser um efeito limpo e sem fios no rosto, aplique o gel na linha do cabelo onde o comprimento dos fios costuma ser menor.




Tipos de Cabelos:
Cabelos tingidos:

Eles precisam de mais cuidados por causa da química. Leave-in com proteção solar é obrigatório! Chapinha ou baby liss, só junto com produtos que tenham proteção térmica. Na verdade, a maioria das tintas profissionais de boa qualidade fazem bem aos cabelos. Elas tratam e dão brilho. ‘O que não pode é trocar de cor toda hora sem esperar o tempo necessário que os fios precisa para se recuperar’



Cabelos Mistos:

Cabelo misto tem raiz oleosa e pontas secas. Prefira xampus específicos e usecondicionador apenas no comprimento. A higienização deve ser concentrada na raiz e o tratamento, nas pontas. Aplique spray (ou mousse) de volume na raiz, para desgrudar os fios da cabeça e equilibrar o aspecto ‘triângulo’. Serum é uma ótima opção para o frizz das pontas. A super-dica para este tipo de cabelo é ter sempre à mão um xampu-seco, que disfarça a oleosidade.




Cabelos Crespos:

Têm fios extremamente frágeis, com menor resistência e maior elasticidade. Por isso, exigem muitos cuidados e precisam de bastante proteção e hidratação. Alterne os dias de lavar e use xampu hidratante, condicionador nas pont’s e nunca se esqueça do leave-in, em creme ou spray! Só não pode exagerar. ‘O excesso de produtos pode causar queda e caspa, além de dar um aspecto emplastrado’.



Cabelos secos e muito ressecados:

Geralmente são opacos e têm fios com escamas bem abertas, o que facilita a entrada de impurezas e impede que o fio brilhe. Para recuperar os fios, lave-os com xampus hidratantes, que limpam sem ressecar. Aplique condicionador e leave-in, que devolvem a umidade natural que o fio perdeu ao longo do tempo. Máscaras hidratantes de boa qualidade sempre, duas vezes por semana é fundamental, ajudam no tratamento dos fios danificados. Evite calor, secador, chapinha e outros durante o tratamento de recuperação.



Cabelos Cacheados:

Tem cachos? Então precisa de um ritual especial de lavagem. De preferência, alterne os dias para preservar a umidade dos fios. Hidratação é superimportante para esse tipo de cabelo, que tem fios frágeis e secos. Por isso, prefira os xampus hidratantes. Máscaras de hidratação também são ótimas aliadas para os cacheados. Leave-in sempre apos a lavar os cabelos, de preferência com ativador de cachos, garante a definição das ondas. ‘Prefira secá-los ao natural ou com difusor usando o ultimo jato frio para soltar o brilho, que não tira o efeito natural.



Cabelos relaxados e alisados :

Se o cabelo recebeu química para relaxar ou alisar, ele precisa de cuidados super especiais. Evitar a lavagem diária é uma forma de preservar a oleosidade natural dos fios. Xampu para cabelos relaxados, condicionador e leave-in com proteção solar sempre! Tratamentos como hidratação, cauterização e umectação são boas pedidas para devolver algumas características naturais do fio. E lembre-se de proteger seus cabelos antes de se expor ao sol, praia e piscina.’


Cabelos Oleosos :

Raiz muito oleosa tem de ser lavada diariamente. Máscaras aplicadas diretamente no couro cabeludo são ótima opção para aplacar o óleo. A forma de secar também ajuda a dar volume. Geralmente, os oleosos são finos e com pouca quantidade. ‘Seque-os com movimentos de baixo para cima ou de trás para a frente desgrudando os fios da cabeça’, passar as mãos nos cabelos depois de secos, são expressamente proibidas porque aumentam a oleosidade.








Como Escolher a Cor do Cabelo:


Os cabelos naturais são das seguintes cores: loiros, castanhos, ruivos e pretos, mas é claro que podem ser tingidos e mudar a tonalidade de várias cores. Com vários tipos de cabelos na moda hoje em dia, fica muito dificil escolher a cor do cabelo. Nesse artigo vou dar algumas dicas para você escolher uma cor de cabelo adequada para você.

As vezes uma cor da moda não vai combinar com você, então para não errar, uma dica importante é escolher tonalidades não muito distantes da sua cor de cabelo natural. Uma cor que contrasta com a sua pele pode realçar ou apagar o rosto, portanto não é bom escolher uma cor que não combina com você.

Escolhendo a cor:

Veja algumas dicas abaixo na hora de escolher a cor do cabelo:
▪ Pele esverdeada (árabe) – evite o dourado (dá pouco contraste)
▪ Pele amarela (oriental) – evite o acinzentado (deixa a cara lavada)
▪ Pele negra – evite o louro (contrasta demais)
▪ Pele branca – evite o acinzentado (envelhece)

Sem comentários:

Enviar um comentário